Destino

 

O Espinhaço é considerado a única Cordilheira do Brasil. Estendendo-se da Serra de Ouro Branco, em Minas Gerais, até a Chapada Diamantina, na Bahia, alonga-se na orientação Sul-Norte por cerca de mil quilômetros, tal como uma espinha dorsal do Brasil Central. Há mais de um bilhão de anos em constante movimento, é uma cadeia de montanhas estreita, entrecortada por picos e vales. Sua altitude é bastante variável. A alternância de 1.000 e 1.500 metros, chegando até 2.052 metros, no Pico do Itambé, permite uma enorme diversidade climática e pluviométrica. O resultado de tantas composições é a rara e harmoniosa convivência entre os três ecossistemas brasileiros. Em alguns pontos da Cordilheira, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga se interagem, dando ao Espinhaço uma característica ímpar. Bioma de transição, a serra é uma das regiões mais ricas em espécies endêmicas do mundo. Ou seja, abriga exemplares da fauna e flora que só existem naquelas condições e naquele lugar no mundo.

Nesta Expedição fotográfica, iremos explorar alguns dos mais cênicos locais na porção Mineira da cordilheira. Conheceremos também municípios e vilas históricas, que remontam da época das corridas do Ouro e Diamantes. Embarque conosco nesta incrível viagem e apaixone-se também pela Cordilheira do Brasil.

 

Fotógrafo Tom Alves

O fotógrafo mineiro possui um vasto e conceituado trabalho na área de fotografia de viagens e paisagens, tendo percorrido nos últimos anos praticamente todo o Brasil, além de diversos países nas Américas Central, Sul e Oceania.

É exatamente esta bagagem de lugares, culturas e experiências fotográficas ou não, que Tom Alves pretende compartilhar com os participantes da expedição.

No currículo, possui participações em diversos livros, jornais, exposições fotográficas, guias de turismo e dezenas de publicações em revistas, tais como National Geographic Brasil, Horizonte Geográfico, Azul, Avianca, Gol Linhas Aéreas e Copa Air Lines.

Seu trabalho pode ser acessado em www.tomalves.com.br e também em sua página de Facebook.


Melhor Época

JAN
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ