O Pantanal sul mato-grossense é a maior área úmida contínua do mundo e apenas em território brasileiro possui 140 mil km² de planície de inundação, estendendo-se ainda pelo Paraguai, Bolívia e Argentina. A região é considerada Patrimônio da Humanidade.

O Pantanal possui uma fauna aquática bem variada. Centenas de espécies de peixes garantem a existência de uma vastíssima comunidade de aves: mais de 600 espécies vivem na região. Existem ainda grandes populações de répteis, como jacarés e lagartos, e mamíferos, como capivaras, macacos, onças, tatus, quatis, veados, tamanduás, entre tantos outros animais.

Após pouco mais de 200 anos de atividade econômica na região, a biodiversidade e paisagem são praticamente as mesmas que seus antepassados conheceram, uma beleza selvagem e intocada. Campos abertos e limpos, vazantes, brejos, capões, cordilheiras, corixos e baías. Nesses espaços diferenciados, uma rica flora e exuberante fauna a todos encantam.

Quem tem a honra de conhecer este pedaço do paraíso escondido no centro da América do Sul e o prazer de conviver, mesmo que por pouco tempo, com a natureza e os costumes pantaneiros, passa a ver a vida com outros olhos.

O Pantanal oferece as melhores condições para observação de vida selvagem das Américas. Onças, ariranhas, antas, tamanduás, macaco bugiu e outros, além de centenas de AVES como a espetacular Arara Azul, milhares de Jacarés e a rara Sucuri. Nos últimos anos a ONÇA PINTADA (onça phantera) ou JAGUAR vem-se tornando a grande estrela da observação da vida selvagem no Pantanal Norte.

O Pantanal é uma planície lisa, naturalmente aberta e sem grandes montanhas para bloquear as frentes frias. Por isso, a temperatura pode variar muito em um curto período.

O verão é quente, com temperaturas em torno de 25ºC a 40ºC. Durante o inverno, o clima é ameno e seco, com temperatura variando entre 18ºC a 30ºC, mas a frente fria ocasionalmente pode trazer temperaturas tão baixas quanto 8ºC. Então, se você planeja visitar o Pantanal a partir de junho a agosto, é importante estar preparado para estas frentes frias repentinas.

Qual é a melhor época para visitar o Pantanal?
O Pantanal muda de cenário a cada estação, mas é sempre exuberante. Cada uma das estações possui características próprias, variando de acordo com a presença ou não das chuvas. A precipitação anual do pantanal é em média 1500 mm, mas com grande concentração nos meses de novembro a março.

Estação das Águas – Período de Dezembro a Março
Com as chuvas de verão parte do Pantanal fica alagado, a fauna e a flora se revigoram e o Pantanal atravessa uma de suas épocas mais exuberantes. As principais características desta época são as mais belas paisagens, com água por todas as partes e muitas aves aquáticas, como o tuiuiú, os cabeças-secas, o carão, patos, marrecas e garças. Entre os mamíferos mais comuns podemos encontrar a capivara, o lobinho e os veados: campeiro e catingueiro. As plantas aquáticas estão em reprodução e podemos observar as mais diferentes formas e cores nas baías e corixos, além de muitas borboletas e outros insetos muito interessantes. Também é a época de se observar o mais lindo pôr-do- sol do ano.

Estação da Vazante – Período de Abril a Junho
Em Abril, as chuvas param e o nível das águas começa a baixar formando lagoas e poças d’água, onde milhares de peixes ficam presos, servindo de banquete às aves aquáticas, que se concentram nestas regiões. A temperatura fica mais amena, e as noites mais estreladas.  Os mamíferos que se dispersaram na estação da cheia começam a retornar e dar o ar de sua graça. Com sorte podemos observar espécies como queixadas e catetos, o cervo-do- pantanal, e os macacos: bugio e prego.

Estação da Seca – Período de Julho a Outubro
É o melhor período para a observação da vida selvagem. A falta de chuvas encolhe as lagoas, revelando a planície e facilitando o transporte por terra. Os campos começam a secar, oferecendo vastas áreas para pastagem, onde os mamíferos buscam alimento e água nas poças d’água remanescentes. A partir de Agosto ocorre a floração dos ipês, localmente chamados de piúvas (rosas) e paratudos (amarelos). As aves entram na estação reprodutiva, vocalizando muito e com suas plumagens em melhor estado. Também é a melhor época para observar os tamanduás, quatis e mãos-peladas.

Estação da Enchente – Período de Novembro e Dezembro
É o período em que chove bastante no Pantanal, mas não o suficiente para alagar. Devido ao longo período de seca, demora um tempo para que o solo sature de água a ponto de transbordar. Também é a época de muita fartura de alimento para as aves que iniciaram sua reprodução nos meses anteriores, sendo muito comum avistarmos filhotes se alimentando com seus pais.


Melhor Época

JAN
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ