1˚ DIA – ORIGEM  / SÃO LUIS

Recepção no aeroporto e traslado ao hotel.

2˚ DIA  – SÃO LUIS / SANGUE / SANTO AMARO – Lagoa da Gaivota

Pela manhã, após o café da manhã, iremos a Santo Amaro, cenário do filme “Casa de Areia”. Traslado DE São Luís a Sangue em micro-ônibus ou van com ar condicionado privativo. De lá, até Santo Amaro, trafegaremos por uma estrada de areia em veículo 4×4. Localizada em um dos três municípios que formam o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Santo Amaro é marcada por gigantescos coqueirais, o Rio Alegre, as ruas tranqüilas e as dunas, que se misturam à cidade. Check in e almoço (não incluso).

Na parte da tarde faremos um passeio pelo Parque Nacional para conhecer a Lagoa da Gaivota, que surge como se fosse uma miragem. A enorme “mancha” azul, de formato irregular e água transparente, divide-se no verão, ficando separada pelas “morrarias” – designação dada às dunas pelos nativos. Subiremos a pé a duna que nos dará uma visão esplendorosa dos Lençóis, tendo a magnífica Lagoa das Gaivotas ao nossos pés. Vale uma caminhada pelas dunas e um mergulho nas águas translúcidas aguardando o fantástico por do sol.

3˚ DIA – SANTO AMARO / BARREIRINHAS – Espigão e Betânia

Após o café da manhã, faremos um passeio de veículo 4×4 e conheceremos uma das regiões mais intocadas e impactantes dos Lençóis Maranhenses. Começaremos com o Espigão, região de longas e altas dunas que dividem nossa atenção com o formoso Rio Alegre e a rica vegetação do local. Seguiremos até o mágico povoado de Betânia, às margens de sua lagoa, onde faremos um prazeroso passeio de canoa até as gigantescas dunas do lado oposto. A natureza exuberante e esmagadora, o modo de vida slow dos moradores nos transportará a uma atmosfera de sonhos. Após o almoço seguiremos em veículo privativo até Barreirinhas.

4˚ DIA – BARREIRINHAS – Lagoa Azul, Lagoa Bonita e dos Peixes

Após o café, saíremos em 4x4 com destino ao Parque Nacional Lençóis Maranhenses. Atravessaremos de balsa o Rio Preguiças e percorreremos 40 minutos de trilhas uma imensa duna íngreme. Lá de cima a vista dos Lençóis é arrebatadora, podendo-se ter uma idéia de sua amplitude. Caminharemos cinco minutos até a cristalina Lagoa Bonita para um mergulho.

Após o almoço (não incluso), exploraremos mais ainda os impressionantes Lençóis Maranhenses. Continuaremos em trilhas de areia até as Lagoas Azul e dos Peixes e suas águas incrivelmente transparentes. Cinco minutos a pé por dunas e chega-se à famosa Lagoa Azul, um convite irresistível para um mergulho. Para quem quer explorar a imensidão espetacular dos Lençóis, vale a caminhada de 20 minutos até a bela Lagoa dos Peixes.

Antes de retornarmos a pousada, vivenciaremos o pôr-do-sol nos Lençóis Maranhenses umas das mais marcantes experiências que a natureza pode nos proporcionar.

5˚ DIA – BARREIRINHAS / CABURÉ / ATINS

Após o café da manhã, e já de malas prontas, seremos conduzidos até o porto onde embarcaremos nas rápidas lanchas voadeiras pelo Rio Preguiças até a Praia de Caburé. No caminho, palmeiras e mangues são o lar de pássaros, répteis e mamíferos. 

A primeira parada será nas Vassouras, um dos muitos pontos onde as dunas dos Pequenos Lençóis encontram o Rio Preguiças. Macacos pregos e papagaios fazem a festa dos turistas que param para se refrescarem com bebidas geladas servidas à sombra das barracas. Seguimos na voadeira até o Farol de Mandacaru, no povoado de mesmo nome, que no alto de seus oito andares revelará em 360 graus toda a exuberância do local. Seguiremos até a vila de Caburé e suas pousadas e restaurantes rústicos, onde almoçaremos (não incluso). Após almoço atravessaremos o Preguiças até o povoado de Atins.

6˚ DIA – ATINS / CABURÉ / TUTÓIA / PARNAÍBA

Após café da manhã, atravessaremos em lancha o Rio Preguiças e nos despediremos dos Lençóis a bordo de possantes 4×4. Praias desertas, campos e dunas compõem a paisagem neste trecho. Faremos uma pequena parada para fotos no Oásis do Rio Novo, o início dos Pequenos Lençóis. Passaremos por Paulino Neves que exibe suas ruas de areia branca e sua ponte de madeira sobre o Rio Novo. Estradas secundárias nos levarão até Lagoinha onde apreciaremos os camarões da Dona Madá (não incluso), contemplando o plácido lago.

Seguiremos então até Tutóia em veículo 4×4 para fazermos o passeio ao Delta do Parnaíba (Delta Cruiser) e seu majestoso labirinto de ilhas, tais como Igoronhon, do Paulino, Caju e Canárias, onde pararemos no Morro do Meio para uma rápida caminhada sobre as gigantescas dunas da Baía do Caju e um mergulho nas águas do Parnaíba. A belíssima ave de nome guará com sua plumagem de um vermelho vivo poderá ser vista as centenas enquanto se empoleiram ao por-do-sol (a avistagem de animais depende de vários fatores conjugados), num raro e inesquecível espetáculo. 

A chegada será no Porto de Tatus, onde seremos trasladados por quinze minutos até o hotel.

7˚ DIA – PARNAÍBA / BARRA GRANDE

Após café, traslado até o Porto de Tatus onde embarcaremos em lancha rápida pelo majestoso labirinto de ilhas do Delta do Parnaíba. Faremos uma rápida parada para fotos nas dunas da Ilha Grande de Izabel. Exploraremos o Igarapé dos Periquitos, seguindo seu estreito canal ladeado por diversas vegetações de mangue. Neste igarapé será feita a cata do caranguejo, onde o piloto-guia enfia-se na lama do mangue trazendo consigo o famoso caranguejo-uçá, iguaria de culinária local. 

Percorremos o Igarapé dos Poldros, que divide as Ilhas dos Poldros e a de Canárias. Neste igarapé é comum a avistagem de animais tais como macacos, jacarés, iguanas, além de pássaros diversos. O desembarque na cadeia de dunas do Feijão Bravo revela um raro fenômeno no mundo e no qual o delta é pródigo. 

De um lado podemos ver uma praia de rio e no outro uma linda praia oceânica, banhada pelo majestoso Atlântico! A floresta de mangue e as lagoas (na cheia) completam o cenário. Após almoço (não incluso), retornaremos ao porto de onde seguiremos em tour panorâmico pelo litoral leste do Piauí. Rápida parada para foto na pitoresca árvore penteada. 

Após 35KM pavimentados, chegaremos a charmosa Barra Grande, praia de águas claras e calmas, paraíso dos kitesurfistas do mundo todo, que vêm em busca dos ventos alísios que ali sopram sem cessar. Vivenciaremos um pouco do modo de vida dos nativos com o delicioso passeio de canoa e charrete para observação de cavalos marinhos no estuário do Rio Cardoso. 

A tábua de marés determinará os tempos de cada passeio neste dia. 

8˚ DIA – BARRA GRANDE / JERICOACOARA

Dependendo das condições naturais, depois do café, há a possibilidade de passeio em cano (não incluso) para avistagem do raríssimo peixeboi marinho em Cajueiro da Praia, onde situa-se a sede do projeto Centro de Mamíferos Marinhos /ICMBio.

De acordo com a maré, sairemos rumo a Jericoacoara pelos 115KM de asfalto até a balsa, na foz do Rio Coreaú em Camocim, com a qual atravessaremos até as brancas dunas e as carnaúbas da Ilha do Amor. O 4×4 seguirá a beiramar até a praia de Tatajuba. Poderemos descer a duna do Funil usando pranchas de sandboard alugadas no local (não incluso). Já no lago da Torta nos deliciaremos com as redinhas na água e com o frutos-do-mar do curioso cardápio “ao vivo” do restaurante do Didi.

A segunda travessia em balsa ocorrerá na Praia de Guriú, com seu canal de águas verdes e o cemitério de árvores de mangue. Seguiremos a beira-mar até Jericoacoara a tempo de apreciar o pôr-do-sol na famosa duna de mesmo nome, ritual diário dos moradores e visitantes do lugar. O pernoite em Jericoacoara dará chance de apreciarmos a vida noturna da vila, seus restaurantes, lojas e bares.

9˚ DIA – JERICOACOARA – LAGOAS DO PARAÍSO E DO CORAÇÃO 

Após o café da manhã, tour off-road às Lagoas Paraíso e do Coração, com visita a Pedra Furada, cartão postal cearense, a qual alcançaremos em caminhada de 15 minutos a partir da Duna do Serrote. Já na Lagoa do Paraíso, o colorido vibrante do lugar remete aos paraísos caribenhos: areia fina e extremamente branca se confunde com o verde da vegetação rasteira e dos coqueiros que por sua vez emolduram o azul turquesa da água cristalina.

Excelente estrutura de bares e restaurantes.

10˚ DIA – JERICOACOARA

Reservamos este dia para Jeri, ótima para caminhadas leves por sua ruas de areia repleta de lojinhas.

Pode-se ainda fazer passeios às redondezas em quadriciclos ou cavalos, além do excelente banho de mar, principalmente na praia da Malhada, que possui pequenas “banheiras” de água morna formadas nas pedras. Se preferir, apenas deite-se nas espreguiçadeiras e deixe o tempo passar por você.

11˚ DIA – JERICOACOARA / GUAJIRU

Após café da manhã, partiremos em 4×4 por trilhas à beira mar até a Praia do Preá, de onde 14KM depois por estradas secundárias alcançaremos a pavimentação. Passaremos por diversas pequenas cidades como Acaraú e Itarema até chegarmos nas areias das praias de Icaraí da Amontada, Apiques, Caetano, Baleia, Mundaú, onde atravessaremos a balsa que nos levará a praia do Guajiru.

Durante todo este trecho litorâneo o mar azul, as dunas e coqueiros nos guiarão por pequenas colônias de pescadores intercaladas por sofisticadas praias e suas construções luxuosas, numa paisagem excitante que é típica da costa cearense.

Este dia pode sofrer alteração no percurso em decorrência da tábua de maré. 

Pernoite em Guajiru: Pousada das Marés ou Rede Beach Resort

12˚ DIA – GUAJIRU / FORTALEZA

Conforme horário da maré, continuaremos nossa aventura à beira mar visitando a barra do Trairi, a qual atravessaremos em balsa, e a belíssima praia de Lagoinha, cartão postal do Ceará onde faremos uma parada estratégica para fotos, banho e almoço. 

Logo após seguiremos por asfalto até as praias de Cumbuco e Icaraí, já na zona metropolina de Fortaleza. 

 

13˚ DIA – FORTALEZA / ORIGEM

Após o café da manhã e em horário oportuno, traslado até o Aeroporto de Fortaleza.


INCLUI:

– 1 noite de hospedagem em São Luis com café da manhã 
– 1 noite de hospedagem em Santo Amaro com café da manhã 
– 2 noites de hospedagem em Barreirinhas com café da manhã
– 1 noite de hospedagem em Atins com café da manhã
– 1 noite de hospedagem em Parnaíba com café da manhã
– 1 noite de hospedagem em Barra Grande com café da manhã
– 3 noites de hospedagem em Jericoacoara  com café da manhã
– 1 noite de hospedagem em Guajiru com café da manhã
– 1 noite de hospedagem em Fortaleza com café da manhã
– Traslados:
    São Luis / Sangue / Santo Amaro (regular)
    Santo Amaro / Barreirinhas (privativo)
    Barreirinhas / Atins (regular)
    Atins / Caburé / Tutóia / Parnaíba (privativo)
    Parnaíba /Barra Grande (privativo)
    Barra Grande / Jericoacoara (privativo)
    Jericoacoara / Guajiru (privativo)
    Guajiru / Fortaleza (privativo) 
– São Luis: traslado de chegada e saída (regular)
– Santo Amaro: Passeio em 4×4 à Lagoa da Gaivota, Espigão e Betânia (privativo)
– Barreirinhas: Passeio em 4×4 à Lagoa Azul e dos Peixes (regular), passeio em 4×4 à Lagoa Bonita (privativo), passeio em lancha rápida pelo Rio Preguiças com visitas às Vassouras, farol do Mandacaru e Caburé (privativo)
– Parnaíba: Passeio em lancha rápida ao Delta do Parnaíba – Delta Cruiser com revoadados Guarás (privativo); passeio em lancha rápida ao Delta do Parnaíba à Baía do Feijão Bravo (privativo); passeio panorâmico às praias do leste piauiense e árvore penteada (privativo)
– Barra Grande: passeio de canoa e charrete para a observação de cavalos-marinhos (privativo)
– Jericoacoara: Passeios off-road pelas lagoas Paraíso, Coração e Pedra Furada (privativo), Lagoa de Tatajuba (Lagoa Torta) e duna do funil (privativo)
– Guajiru: Passeio / traslado em 4×4 pelas praias do Ceará tais como Preá, Icaraí da Amontada, Apiques, Caetano, Baleia, Mundaú, Trairi, Lagoinha, Cumbuco e Icaraí (privativo)
– Guias especializados
– Seguro Viagem
– Kit Boreal

NÃO INCLUI:

– Bebidas e refeições
– Despesas de ordem pessoal
– Passagens aéreas


VALOR POR PESSOA EM R$: Consulte- nos


* Valores sujeitos à alteração sem aviso prévio. Pacotes sujeitos à disponibilidade e a alterações.


Orçamento


agência digital agência digital em são paulo agência vtex