JALAPÃO, destino já conhecido pelos apaixonados por ecoturismo e turismo de aventura, a região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes que não permitem afundar e impressionantes formações rochosas. O Jalapão, emociona seus visitantes proporcionando experiências únicas que se tornam inesquecíveis para as pessoas que as vivenciam.

Este roteiro totalmente inovador e cheio de experiências em uma nova maneira de se conhecer os Encantos do Jalapão, através do trekking. É possível vivenciar todas as belezas do Jalapão, apreciando sua fauna e flora, nos passos, ou através do rafting constatando suas águas límpidas e potáveis. 

 

1° DIA – DOMINGO: Palmas / Taquaruçu
Iremos buscar no seu hotel por volta das 8h. Começaremos nosso roteiro com um dia relaxante e cheio de encantos no Distrito de Palmas, Taquaruçu, um lugarzinho aconchegante e bucólico, de gente hospitaleira e cheio de cachoeiras de águas frias e cristalinas, o manancial de águas da capital do estado. Visitaremos a Fazenda Ecológica e curtir a bela Cachoeira das Araras (25m), talvez aqui tenhamos a oportunidade de sermos conduzidos pelos labradores dóceis da propriedade. Após o almoço iremos conhecer mais dois atrativos, a Cachoeira Escorrega Macaco (50m de altura) e a Cachoeira Roncadeira(70m). Em seguida iremos apreciar o entardecer em algum local especial. Jantar e pernoite na distrito.
*Opcional*: Tirolesa de 1.200m e Rapel de 70m. Consulte disponibilidade!

2° DIA – SEGUNDA: Palmas / Jalapão Ecolodge
Saída com destino ao Jalapão Ecolodge (às 7h20min para quem está hospedado em Palmas e as 8h, para quem já iniciou o roteiro no dia anterior), passando antes pela Fazenda Rosalina, um lugar com formações de arenito ferruginoso no Morro Vermelho, onde sua imaginação pode criar diversas formas, no local teremos a oportunidade para fazermos uma pequena caminhada. Depois seguiremos para o Jalapão Ecolodge para almoço e um refrescante banho na enseada do Rio Soninho. No final da tarde subiremos no Morro da Catedral, um dos cartões postais do Jalapão, onde teremos a magnífica experiência de apreciar um belíssimo e inenarrável entardecer. Retornaremos para o Jalapão Ecolodge para jantar e pernoite.

Dados da Trilha:
Nível de Dificuldade: Leve
Distância: 798 m / Inclinação: 27%(méd.) 54% (máx.)
Elevação: 374(min.) 473(méd.) 553 (máx.) / Ganho de elevação: 184 m

3˚ DIA – TERÇA: Jalapão Ecolodge
Começaremos nosso dia às 5h da manhã, onde iremos fazer trekking na Travessia da Velha, uma caminhada de aproximadamente 15km, passando por campos limpos e veredas, até chegar na Cachoeira da Velha uma oportunidade de vermos de um ângulo diferente do convencional, ou seja na parte de dentro do parque. No almoço faremos um piquenique em uma das prainha do Rio Novo, uma chance de comer em meio a natureza. Visitaremos também, várias prainhas no maior Rio de águas limpas e potável do Brasil. Na sequência faremos um Rafting de 2 horas, com corredeiras classe IV, para que todos possam conhecer a emoção que é remar no Jalapão, uma dose de adrenalina na medida para ficar marcada como o cartão de visita na mente dos amantes da natureza que visitam o Jalapão. Partiremos para cidade de São Félix para jantar e pernoite. ROTEIRO ALTERNATIVO. De Dezembro à Março em virtude do período de chuvas e questões operacionais e segurança, haverá uma mudança do percurso, faremos uma trilha dentro do Jalapão Ecolodge e 15 km de Rafting(3 horas de descida classe II) pelo rio Soninho.

Dados da Trilha:
Nível de Dificuldade: Moderado
Distância: 12 Km / Inclinação: 2,4%(méd.) 13.2% (máx.)
Elevação: 252(min.) 328(méd.) 361(máx.) / Ganho de elevação: 361 m

4° DIA – QUARTA: São Felix / Mateiros
Após o café da manhã seguiremos em direção à Mateiros, passando antes no maior fervedouro em atividade do Jalapão, Fervedouro Bela Vista ou Fervedouro do Alecrim, o local que mais impressiona os turistas e pesquisadores, poço de água cristalina onde é impossível afundar e quem lá se banha tem a nítida sensação de estar flutuando. Após essa visita, seguiremos até a Cachoeira do Formiga, considerada uma das mais belas do Jalapão, com suas águas de cor verde esmeralda que proporciona um banho relaxante e renovador para o corpo um dos mais desejados e belos para banho, mergulho e flutuação. Ainda seguindo em direção à Mateiros, visitaremos o a Comunidade Quilombola Mumbuca, berço do capim dourado, almoçaremos uma típica comida Jalapoeira no Restaurante da Comunidade, onde teremos a oportunidade de conhecer muito da cultura local. Após o almoço iremos conhecer o Fervedouro Encontro das Águas. Também poderemos desfrutar do banho no Encontro dos rios Formiga e Soninho, onde poderemos notar a diferença de temperaturas e cores de suas águas. Depois da visita seguiremos pelas Dunas do Jalapão, um belo cenário com suas areias laranja dourado, rodeadas de serras e veredas para apreciar o entardecer. Retornaremos para Mateiros para jantar e pernoite.

5° DIA – QUINTA: Mateiros / Ponte Alta
Começaremos o dia bem cedo (em torno das 04 horas da manhã), com um trekking na Serra do Espírito Santo, aproximadamente 4 horas de duração com uma subida de 500 metros, mais uma trilha de 3 km em cima da Serra, onde poderemos apreciar o alvorecer e uma paisagem deslumbrante. Depois Iremos tomar café no Bar de Dona Benita. Após o café visitaremos uma prainha do rio Novo e almoçaremos no restaurante da D. Creuza na Comunidade do Rio Novo. Após o descanso seguiremos para Ponte Alta para jantar e pernoite.

ROTEIRO ALTERNATIVO. De Dezembro à Março em virtude do período de chuvas, após o café da manhã na Benita, seguiremos para a Cachoeira da Velha, onde iremos fazer um lanche e seguiremos para Ponte Alta.

Dados da Trilha:
Nível de Dificuldade: Moderado
Distância: 06 km / Inclinação: 13,6%(méd.) 52.2% (máx.)
Elevação: 541(min.) 755(méd.) 794(máx.) / Ganho de elevação: 306 m

 

6° DIA – SEXTA: Ponte Alta / Palmas
Sairemos em direção à Palmas, mas não sem antes conhecer o Canyon Encantado, um lugar de beleza rara e única, em algumas épocas do ano chega a ter mais de cinco cachoeiras que podem ser vistas do mesmo lugar, faremos uma caminhada por dentro do Canyon aproximadamente de 1,5 km. Almoçaremos no Senhor Juraci onde apreciaremos uma deliciosa comida caseira regada de boas histórias, após um breve descanso seguiremos para a Pedra Furada, uma enorme pedra de arenito esculpida pelo vento e chuva para pernoite e jantar em Mateiros. Retorno para Palmas, com chegada prevista para às 19 horas. ROTEIRO ALTERNATIVO. No período de chuvas (Outubro a Abril) será visitado o atrativo Lagoa do Japonês, nascente de águas cristalinas com azul turquesa, havendo a possibilidade de adentrar na gruta localizada na Lagoa. Além de uma boa conversa no almoço com a senhora Minervina. Após breve descanso seguiremos para visita à Pedra Furada.

Dados da Trilha:
Nível de Dificuldade: Dificil
Distância: 03 km / Inclinação: 6,7%(méd.) 29.4% (máx.)
Elevação: 453(min.) 482(méd.) 519(máx.) / Ganho de elevação: 110 m


INCLUI:

  • Transporte para a região do Jalapão em veículo 4×4, partindo e retornando para Palmas;
  • Hospedagem em apartamentos duplos ou triplos (Não inclui hospedagem em Palmas).
  • Alimentação – Pensão completa com valorização da culinária regional (café da manhã, almoço e jantar, além do lanche de trilha, exceto bebidas); Não inclui alimentação em Palmas
  • Água mineral durante o percurso.
  • Taxa de visitação nos atrativos;
  • Guias de turismo;
  • Seguro viagem;
  • Flexibilidade na operação da expedição;
  • Equipe capacitada e há mais de 10 anos atuando na região;
  • Interação com as comunidades tradicionais.
  • Rafting e trilhas mencionadas no roteiros
  • Lanche de trilha (barras de cereal, biscoitos, paçoca de carne e/ou frutas ou outros similares);

NÃO INCLUI:

  • Hospedagem e alimentação em Palmas
  • Passeios opcionais
  • Quaisquer itens não mencionados


VALORES POR PESSOA EM R$:

Captura de tela 2019-02-07 16.20.14

 

Condições de Pagamento:

3% à vista
25% de entrada + 6X nos cartões Visa, Mastercard ou Diners
4X sem juros nos cartões Visa, Mastercard ou Diners

 

POLÍTICA DE CANCELAMENTO:

PARTE TERRESTRE:

O pedido de cancelamento deverá ser feito por escrito à Boreal e o valor correspondente será reembolsado em até 30 dias a contar da data do pedido de cancelamento e devolvidos considerando-se as seguintes deduções:

1. Pedidos com 30 ou mais dias antes do inicio da viagem:  10% de retenção.

2. Pedidos com 29 até 21 dias antes do inicio da viagem: 15% de retenção.

3. Pedidos com 20 ou menos dias antes do inicio da viagem: 20% de retenção.

Além das multas previstas acima, serão deduzidas as despesas de taxas de juros de cartão de crédito, financiamento e multas cobradas pelos fornecedores devidamente comprovadas e que não foram passiveis de recuperação.

Cada fornecedor (transportadoras, cias aéreas, receptivos, hotéis, restaurantes e outros serviços) possui sua própria política de cancelamento, que deverá ser observada em cada caso. Ressaltando, ainda, que em datas festivas, alta temporada e eventos, a multa de cancelamento pode ser 100%.

 

PARTE AÉREA:
– Qualquer taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão

 

*As multas por cancelamento estão em conformidade com a Deliberação Normativa EMBRATUR n.o 161/85.


Saídas: 
Início aos domingos, o ano inteiro.
As saídas ocorrem com um mínimo de 2 pax.

Observações: 
* Recomendamos tomar vacina contra febre amarela no mínimo 10 dias antes do embarque.
* Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio.
* A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita acima.
* A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que a operadora julgue que possam interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.

O QUE LEVAR

– Lanterna Média com Pilhas Extras;
– 2 toalhas de Banho (uma para banho e outra para passeio);
-Tênis ou bota para caminhada;
– Tênis velho ou Papete para canoagem;
– Calça para trekking no cerrado;
– camiseta de manga comprida (para proteção solar)
– Agasalho, pois a Temperatura cai a noite;
– Protetor solar e chapéu;
– Repelentes;
– 1 Sunga / Biquíni;
– Óculos Escuros;
– Artigos de Higiene pessoas (sabonete, xampu, pasta de dente, etc…);
– Medicamentos de uso pessoal;

Ao preparar sua bagagem leve somente o necessário, pois nossa capacidade de carga é limitada a nossa máxima 20kg por pessoa.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

*Avisar com antecedência o tipo de alimentação caso a pessoa seja vegetariana;

*Palmas é a capital do estado do TO e possui infra-estrutura completa. A voltagem é 220V.

*O Jalapão é uma região remota e não há nenhum tipo de infra-estrutura. O Posto de Saúde mais próximo está a 120km, na cidade de Ponte Alta.

*Não há sinal para telefonia Celular, porém, possuímos telefones via satélite, para uso em casos de emergências.

*Lembre-se, Turismo de Aventura muitas vezes envolve atividades de risco. Por isto, a viagem estará sujeita a alterações sempre que o chefe da equipe julgue necessário.

*Qualquer época é legal para se conhecer a região. Tem a Chamada época de chuvas, que ocorrem em janeiro, fevereiro e março (época de chuvas no Brasil inteiro), porém, como se trata de uma região localizada ao norte do Brasil, geralmente ocorrem apenas pancadas de chuvas, nada que atrapalhe a realização do roteiro. O que poderá ocorrer eventualmente, é alguma alteração nos horários dos passeios para melhor aproveitar as atrações.

*O Jalapão é uma região quente o ano inteiro . Pela manhã, a temperatura varia de 30º a 35ºC e as noites são frias, a temperatura varia de 13 a 20ºC dependendo da época do ano ( Junho a Agosto)


Orçamento


agência digital agência digital em são paulo agência vtex