Considerada uma das mais belas travessias do Brasil, o vale do Pati é uma extensa área cercada de montanhas e extensas áreas planas, repleta de cachoeiras e belezas naturais, onde a natureza permaneceu praticamente intocada. A região durante muito tempo foi utilizada para o plantio de café, pelo eu solo fértil, diferente de muitas outras regiões afetadas pelo garimpo de diamantes. Com o declínio de café na região e saída de quase toda a pequena vila, os poucos nativos passaram a se adaptar ao crescente turismo na região e hoje são nossos pontos de apoio para pernoites, com deliciosas refeições e muita simpatia e hospitalidade.

O Trekking no Vale do Pati é uma experiência completa. Além das inúmeras belezas naturais, como o Cachoeirão, a Gruta do Castelo, os visuais dos Gerais e da belíssima vegetação, há o contato com a história, os hábitos e a cultura local, contribuindo com a sustentabilidade da região. O roteiro pode ser perfeitamente adaptado, de acordo com as necessidades e preferências de cada grupo, e pode ser feito para todas as idades. ( guias e carregadores de apoio, mulas, por exemplo).

 

 

1º dia – ORIGEM / LENÇÓIS
Bem vindos a Lençóis! Receptivo no aeroporto de Lençóis e traslado até a pousada / hotel.
Almoço livre na cidade e a tarde, caminhada pelos arredores da cidade de Lençóis conhecendo um pouco da história, arquitetura e curiosidades desta simpática cidade, famosa pelo garimpo de diamantes no século 19.
A noite, um encontro para detalhes dos demais dias de passeio.

Pernoite em Lençóis

2º dia – CACHOEIRA DA FUMAÇA
Dia de conhecer a segunda maior cachoeira do Brasil em queda livre, a Cachoeira da Fumaça. Saímos de carro pela manhã em  direção ao Vale do Capão, onde daremos início a caminhada de 6km até o topo da Cachoeira. Durante o trajeto, você vai se  vislumbrar com o visual do Vale do Capão e das serras que costeiam a região, até o cânion da Fumaça, com seus 400m de altura.  Parada curtir o visual, descansar e lanchar, antes de retornarmos pela mesma trilha até o carro. Depois da caminhada, visita a  cachoeira do Riachinho para um relaxante banho, terminando o dia na vila do Capão. 

Lanche de trilha.

Pernoite no Vale do Capão 

Carro: 75Km total, 20Km (off-road) + 45km (estrada).Cerca de 1:30h 
Caminhada: 12km Total (6Km cada trecho). 2Km de subidas sobre degraus de pedra,os últimos 4km em terreno mais plano. A  trilha é bem exposta ao sol e as condições climáticas podem variar.  
Banho: Na cachoeira do Riachinho 
Exposição a altura no topo da cachoeira

3º dia – DO CAPÃO AO VALE DO PATI
Saída da pousada às 08 h e traslado até o início da trilha na vila do Guiné. 

A primeira parte da caminhada é a subida do morro do Aleixo, até o gerais do Rio Preto, com o visual incrível da serra do  Esbarrancado, seguindo até chegarmos na vista clássica do mirante do Pati, onde iremos parar para lanchar curtindo o visual da  Serra da Lapinha e do Morro do Pati. Finalizamos o dia com a descida da rampa, chegando a casa do primeiro morador nativo. 

Alimentação completa 

Pernoite em casa de nativos 

Carro: 2 h até o começo da trilha 
Caminhada: 10 km com uma subida bem íngreme no início, mais difícil, seguida por um longo trecho mais plano nos gerais do Rio  Preto. A última descida de 30 minutos é sobre pedras, com algumas soltas, bem íngreme e exige bastante atenção dos  participantes

4º dia – CACHOEIRA DOS FUNIS E GRUTA DO CASTELO
Saída pela manhã, em direção ao Rio Funis, onde iniciaremos nossa caminhada mais técnica, quase toda pelo leito do rio,  passando por incríveis cachoeiras e poços, até a cachoeira dos Funis. Após a parada para banho e lanche, seguimos para a segunda parte do dia. Faremos uma trilha subindo a Serra da Lapinha para visitar a Gruta do castelo, uma enorme gruta de  quartzito localizada no topo, onde é possível atravessá-la e apreciar a vista do outro lado do vale. Ao final da tarde, chegada na  casa do próximo morador. 

Alimentação completa 

Pernoite em casa de nativos 

Caminhada: 10 Km. O primeiro trecho é todo feito pelo Rio Funis. Há pedras escorregadias, é necessário atravessar o rio,  algumas vezes e pode ser necessário pisar na água, dependendo do nível dor rio. 

O segundo trecho é uma trilha de subida íngreme até a Gruta do Castelo, no topo da Serra. Nos últimos trechos da trilha,  há a necessidade do uso das mãos, para auxiliar na subida. Em geral, os grupos demoram cerca de 1:30 até o cume. Em  caso de chuvas fortes, ou dias seguidos de chuva, a visita ao Castelo deve ser evitada, considerando-se a dificuldade de se  caminhar sobre as pedras molhadas no topo, e a trilha com lama, bem escorregadia na descida. Uma trilha bastante  técnica e que exige atenção dobrada 

Gruta: No topo da serra, uma travessia curta num trajeto amplo de 300 m e lanternas são necessárias caso o guia decida  atravessar com o grupo (de acordo ao perfil dos participantes). Após a saída da gruta já no mirante existe exposição em  altura e caminhada sob pedras, precisando usar as mãos para auxiliar. 

Existem trechos sinalizados pelo ICMBIO onde não atravessamos pelo risco da área 

É muito importante que todos os equipamentos individuais ( agasalho, máquina,   água,lanterna,medicamentos,repelente, protetor solar, capa de chuva) estejam dentro da mochila e as mãos livres durante toda a caminhada. 

5º dia –  CACHOEIRÃO POR CIMA
Após o café da manhã, caminhada em direção a vista de cima do Cachoeirão, uma das maiores atrações do Pati. O imponente  cânion de 300m de altura com várias quedas de água chegando a quase 20, na época de chuvas, de onde podemos avistar a  parte do Pati de baixo de um ângulo diferente e único durante a caminhada  

Parada para lanche e banho, e retorno ao Vale ao final da tarde.  

Alimentação completa  

Pernoite em casa de nativos  

Caminhada: 18 km. Menos exigente que o dia anterior, há uma subida no início da caminhada, mas a maior parte do trajeto é  plana até o Cachoeirão. O grupo pode curtir o visual de perto do cânion, na área de segurança, que o guia determinar .O retorno  é pelo mesmo caminho. Exposição em altura no cânion do Cachoeirão Banho: Há um bom poço para banho e lanche, pouco  antes da cachoeira, mas que pode secar em determinadas partes do ano.


6º dia – TRAVESSIA DO VALE – PATI DE BAIXO
Teremos um dia mais leve para descansar das sequências mais puxadas, e faremos a travessia até o Pati de baixo em um  caminho mais curto e mais fácil, porém com todos os riscos de uma trilha. Ao longo da caminhada faremos pausas para curtir o  visual das montanhas e aproveitar os banhos no rio Pati, até a casa do próximo morador. Durante a trilha e nos locais de banho  a atenção deve continuar sendo mantida.

Alimentação completa  

Pernoite em casa de nativos  

Caminhada: 12 Km. Trechos de travessia em pedras, mas a maior parte bem tranquila tecnicamente quando comparada aos  outros dias. A trilha fica bem escorregadia em dias de chuva ou quando já está molhada Banho: ao longo do rio Pati  


7˚ dia – DO VALE DO PATI À ANDARAÍ – LENÇÓIS
No último dia de caminhada, 15 km de trilha para sair do Vale. Iniciamos o dia bem cedinho, com uma longa subida na serra do  Império. O esforço no percurso difícil é compensado com a vista impressionante do Vale do Pati. Depois teremos uma descida  longa, com trechos de areia e pedras bem exposto ao sol, até finalizar a trilha na cidade de Andaraí onde um carro nos aguarda  para o transporte até Lençóis. 

Alimentação completa ( exceto jantar em Lençóis) 

Pernoite em Lençóis 

Caminhada: 15 km. Há uma subida bem íngreme no início do dia e o resto da trilha segue em uma longa trilha em descida até a  cidade de Andaraí. Dependendo das chuvas, há a necessidade de pisar na água para atravessar o rio, ou até mesmo o auxílio de  cordas. Por ser o último dia do trekking e com uma longa descida, o risco de acidentes é maior. Os participantes devem redobrar  a atenção na trilha durante a descida. 

Carro: 1h e meia até Lençóis

 

8˚ dia – LENÇÓIS / ORIGEM
Despedida e traslado até o aeroporto de Lençóis. 


INCLUI

– 2 noites de hospedagem em Lençois com café da manhã
– 1 noite de hospedagem no Capão com café da manhã
– 4 noites em casas de nativos com café da manhã e jantar
– Traslado Aeroporto Lençois / Pousada / Aeroporto Lençois 
– Transportes
–  Guias especializados
– Seguro Viagem
– Alimentação conforme mencionado no descritivo

 

NÃO INCLUI

– Passagens aéreas
– Jantares e bebidas não mencionados
– Carregadores ou mulas


PREÇO POR PESSOA EM R$:

 

HOSPEDAGEM:

Opção 1: 
em Lençóis: Pousada Raio de Sol
em Vale do Capão:  Pousada do Capão
 
Opção 2 

em Lençóis: Pousada Pouso da Trilha
em Vale do Capão: Pousada do Capão

Opção 3:
em Lençóis: Hotel de Lençóis 
em Vale do Capão: Pousada do Capão
 
 

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

– 3% de desconto para pagamento a vista
 – 8X sendo 20% de entrada + 7 parcelas fixas no cartão 
 – 5X sem entrada direto no cartão

 

 

POLÍTICA DE CANCELAMENTO:

PARTE TERRESTRE:

Caso o passageiro deseje cancelar uma reserva, o pedido deverá ser feito por escrito à Boreal e o valor correspondente será reembolsado em até 30 dias a contar da data do pedido de cancelamento e serão cobrados:

– A qualquer momento: Taxa administrativa – 5%.
– Cancelamento até 60 dias antes do embarque – 20%.
– Cancelamento de 59 a 30 dias antes do embarque – 50%.
– Cancelamento com menos de 30 dias do embarque – 100% do total.

Importante: No caso da hotelaria, cada hotel pode aplicar suas próprias políticas, podendo variar principalmente em feriados.

Além das multas previstas acima, serão deduzidas as despesas de taxas de cartão de crédito, financiamento e multas cobradas pelos fornecedores que não foram passiveis de recuperação.

Cada fornecedor (transportadoras, cias aéreas, receptivos, hotéis, restaurantes e outros serviços) possui sua própria política de cancelamento, que deverá ser observada em cada caso. Ressaltando, ainda, que em datas festivas, alta temporada e eventos, a multa de cancelamento pode ser 100%.

A Boreal Turismo declara ser somente intermediária na contratação de serviços turísticos, ficando na posse transitória dos valores recebidos.

Caso ocorra desistência do CLIENTE durante a viagem já iniciada, não haverá devolução de valores, tampouco bônus para o desistente.

 

PARTE AÉREA:
– Qualquer taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão

 


O Trekking no Vale do Pati é uma experiência completa. Além das inúmeras belezas naturais, como o Cachoeirão, a Gruta do Castelo, os visuais dos Gerais e da belíssima vegetação, há o contato com a história, os hábitos e a cultura local, contribuindo com a sustentabilidade da região. O roteiro pode ser perfeitamente adaptado, de acordo com as necessidades e preferências de cada grupo, e pode ser feito para todas as idades. ( guias e carregadores de apoio, mulas, por exemplo)

*Saídas:
Quintas e domingos

* Valores sujeitos à alteração sem aviso prévio.
*Pacotes sujeitos à disponibilidade e a alterações. Fotos meramente ilustrativas.


Orçamento

    agência digital agência digital em são paulo agência vtex