Neste roteiro você visitará duas das paisagens exóticas do nosso planeta juntas em uma só viagem. O Deserto do Atacama e sua singular natureza pitoresca com geiseres, desertos de sal, montanhas, cultura e arqueologia e o Salar de Uyuni, um imenso deserto branco feito de puro sal, que intercala trajetos por entre coloridas lagoas em meio ao altiplano boliviano.

 

 

 

1° Dia – Origem/Santiago/Calama – San Pedro de Atacama 
Apresentação no Aeroporto Internacional para embarque com destino a Santiago e conexão para Calama. Chegada e transfer ao hotel em San Pedro de Atacama (duração aproximada de 01h30). No trajeto, aprecia-se a Cordilheira de Sal, única vista panorâmica do grande salar e, ao fundo, o imponente vulcão Licancabur. Chegada ao hotel em San Pedro de Atacama e hospedagem.

Passeios incluídos do 2° ao 5º Dia (Ordem dos passeios definida localmente):

Lagoa Cejar
Saída de San Pedro para conhecer a Laguna Cejar, de incríveis águas cor turquesa e cujas margens estão cercadas por formações de cristais de sal. Esta lugar é uma boa oportunidade para avistar flamingos, e também tomar um banho para sentir o efeito causado pela alta concentração de sal na água. Perto dali, é possível conhecer também os “ojos del salar”, duas poças que se encontram uma ao lado da outra, com uma menor concentração de sal e alimentados por águas subterrâneas. Retorno a San Pedro.

Vale da Lua 
Saída para conhecer o vale da Lua, parte da Reserva Nacional Los Flamencos localizada dentro da Cordilheira da Sal, a poucos quilômetros de San Pedro de Atacama. O percurso começa entrando por um cânion estreito e rodeado por altos paredões, lugar com belas formações e cores. Caminhada entre as dunas e cortes de montanhas produzidos pelas erosões da água e vento, até chegar ao veículo, que aguarda mais adiante. Continuação para o Vale da Lua, formado por uma depressão de solo salino cercada de pequenos morros com belas formas e cores, um espetáculo geológico com formas que se assemelham à superfície lunar. Você conhecerá também as estátuas de sal conhecidas como “As Três Marias”. Para finalizar, uma subida pela grande duna para admirar o pôr do sol em todo seu esplendor. Retorno a San Pedro aproximadamente às 19h00.

Salar de Atacama, Toconao e Lagunas Altiplânicas 
Saída de San Pedro (aprox. às 08h00) seguindo o caminho em direção ao povoado de Toconao, entre a Cordilheira dos Andes e o Salar de Atacama, com vistas impressionantes dos vulcões e da planície do salar. Visita a Toconao, pequeno povoado colonial com pitorescas construções de pedra liparita e a antiga igreja de San Lucas. Continuação para o setor da Quebrada de Jerez, regada pelo Rio Toconao. Este lugar possui um micro clima especial para a produção de frutas como peras e marmelos. Saída em direção ao Salar de Atacama – Reserva Nacional Los Flamencos – uma área protegida que apresenta blocos de sal e lagoas com sal em formação, habitada por aves típicas deste meio ambiente. Esta Reserva é o local com maior concentração de flamingos. O trajeto continua para Socaire, um povoado de origem pré-hispânica que se destaca por seu tradicional cultivo em terraços agrícolas e casas típicas do estilo atacamenho: paredes de pedra e teto de barro e madeira. Visitar também às lagoas Miscanti e Meñiques, localizadas a 4.000 metros, de águas azuladas, rodeadas por vulcões e habitadas por aves andinas. O almoço neste dia é um piquenique em meio a uma paisagem cercada por lagoas altiplânicas. Retorno ao hotel em San Pedro.

IMPORTANTE! De acordo com as variações climáticas nesta região, o ponto exato onde é feito o almoço pode variar, a fim de oferecer o melhor conforto possível aos passageiros.

Geysers del Tatio
Partida antecipada para os picos mais altos da Cordilheira dos Andes para chegar ao campo geotérmico de Tatio, localizado a 4.321 metros acima do nível do mar. É um campo geotérmico ligado ao vulcão Tatio, chegamos ao amanhecer para ver os gêiseres quando toda a força geotérmica está concentrada e colunas de vapor de até 6 metros emergem de piscinas de água fervente. Tour do campo geotérmico e café da manhã. Uma curta caminhada permite a possibilidade de ver alguns exemplos da fauna andina, como as vicunhas e possivelmente outras, além da característica vegetação alta. Retorno a San Pedro para almoço (não incluído).

Duração: 8 horas | Dificuldade: Fácil | Altitude: 4.320 m.a.n.m
Inclui: bilhetes de entrada, café da manhã no caminho, água mineral.
IMPORTANTE: Não beber álcool e comer leve na noite anterior à excursão, roupas quentes para temperaturas abaixo de zero.

6° Dia – San Pedro de Atacama – Ojo de Perdiz e Passeios
Transfer desde San Pedro de Atacama até Hito Cajón (incluído). Saída desde Hito Cajón até Laguna Verde aos pés do vulcão Llicancabur e passando pelo Valle de Dalí, as águas termais de Chalviri. Seguimos até os Gêiseres do Sol da Manhã para admirar as espetaculares cores das lagoas de lama quentes, seguimos até a Laguna Colorada e excursão pelos arredores da Lagoa onde serão perceptíveis as mudanças de suas cores e tonalidades, até chegar ao vermelho colorado que dá origem ao seu nome, e também serão observados os famosos “Flamengos James”, únicos de sua espécie no mundo.
Seguimos com o Desierto de Siloli e visita a Árvore de Pedra. Finalmente, alojamento em Hotel Tayka del Desierto. Almoço e jantar.

7° Dia – Salar de Uyuni – Lagunas Alto Andinas 
Café da manhã. Transfer ao norte, visitando as Lagunas Alto-Andinas (Ramaditas, Honda,Hedionda, Cachi, etc.) Acesso ao Salar de Uyuni, e seguimos até as Islas Incahuasi (Conhecida como Isla Pescado), onde serão vistos os impressionantes Cactus gigantes, almoço no meio do deserto de sal, continuamos pelos “olhos de água” e lugares de extração de sal. Posteriormente, transfer ao Hotel Luna Salada e jantar.

8° Dia – Salar de Uyuni – San Pedro de Atacama e Villas Bolivianas 
Café da manhã. Transfer a vila de Malku Cueva Villamar, visitando o cemitério de trens, a igreja de San Cristóbal e os povos de Culpina K e Alota e Valle de los Sapos. Almoço e transfer ao Hito Cajón. Transfer até San Pedro de Atacama. Chegada ao hotel em San Pedro de Atacama e hospedagem. Restante do dia livre.

9° Dia – San Pedro de Atacama – Calama / Origem
Em horário oportuno, transfer ao aeroporto em Calama para embarque com destino a cidade de origem.


INCLUI

– 6 noites em San Pedro de Atacama com café da manhã;
– 1 noite em Uyuni (no Tayka Sal ou similar) com café da manhã;
– 1 noite no Salar de Uyuni (na Luna Salada ou similar) com café da manhã;
– Transfers Aeroporto de Calama/San Pedro de Atacama/Aeroporto de Calama (Regular);
– Tour Lagoa Cejar com entrada (Regular – Meio dia);
– Tour Vale da Lua  (Regular – Espanhol – Meio Dia);
– Tour Salar do Atacama, Toconoa e Lagunas Altiplânicas (Regular – Espanhol – Dia Completo);
– Tour Geysers del Tatio com café da manhã (Regular – Espanhol – Dia Completo); 
– Transfer Hotel em San Pedro de Atacama – Hito Cajón (Privativo – sem guia);
– Tours privativos em Uyuni (1 van para 4 pessoas);
– Refeições especificadas no programa;
– Transfer Hotel Salar de Uyuni – Hito Cajón (Privativo – Sem guia);
– Transfer Hito Cajón – Hotel em San Pedro de Atacama (Privativo – Sem guia);
– Taxa de remessa internacional

NÃO INCLUI

– Passagem aérea
– Gorjetas.
– Serviços não descritos no programa.
– Gastos pessoais.
– Seguro Viagem


VALORES POR PESSOA EM USD: 

 

Consulte-nos!

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

– 3% de desconto para pagamento a vista
 – 8X sendo 20% de entrada + 7 parcelas fixas no cartão 
 – 5X sem entrada direto no cartão

– Dólar do dia do pagamento da viagem.
– Preços e condições sujeitos à alterações sem prévio aviso.

 

POLÍTICA DE CANCELAMENTO:

PARTE TERRESTRE:

Caso o passageiro deseje cancelar uma reserva, o pedido deverá ser feito por escrito à Boreal e o valor correspondente será reembolsado em até 30 dias a contar da data do pedido de cancelamento e serão cobrados:

– A qualquer momento: Taxa administrativa – 5%.
– Cancelamento até 60 dias antes do embarque – 20%.
– Cancelamento de 59 a 30 dias antes do embarque – 50%.
– Cancelamento com menos de 30 dias do embarque – 100% do total.

Importante: No caso da hotelaria, cada hotel pode aplicar suas próprias políticas, podendo variar principalmente em feriados.

Além das multas previstas acima, serão deduzidas as despesas de taxas de cartão de crédito, financiamento e multas cobradas pelos fornecedores que não foram passiveis de recuperação.

Cada fornecedor (transportadoras, cias aéreas, receptivos, hotéis, restaurantes e outros serviços) possui sua própria política de cancelamento, que deverá ser observada em cada caso. Ressaltando, ainda, que em datas festivas, alta temporada e eventos, a multa de cancelamento pode ser 100%.

A Boreal Turismo declara ser somente intermediária na contratação de serviços turísticos, ficando na posse transitória dos valores recebidos.

Caso ocorra desistência do CLIENTE durante a viagem já iniciada, não haverá devolução de valores, tampouco bônus para o desistente.

 

PARTE AÉREA:
– Qualquer taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão

 


– Dados solicitados no ato da reserva: nome completo, número do documento com o qual viaja (RG ou passaporte), data de nascimento e nacionalidade.

– Atenção! Recomendamos um tempo mínimo de conexão de 2 horas nos trechos aéreos entre Santiago e Calama.

– Os Geysers del Tatio estão localizados a mais de 4.300 metros sobre o nível do mar, portanto não recomendável para mulheres grávidas, crianças menores de 5 anos e pessoas com doenças cardíacas.

– Transfers regulares no Atacama
Para utilizar os transfers regulares entre o Aeroporto de Calama e San Pedro, a saída destes locais deve estar dentro dos horários abaixo. Fora destes horários, será necessário cotar transfers em privado, consulte-nos.
Horário de operação dos transfers entre o Aeroporto de Calama e San Pedro – entre as 07h00 e 20h00.

– Operação das excursões no Atacama
Este roteiro é baseado em serviços compartilhados e a realização dos passeios poderá ser feita em uma ordem diferente da apresentada no roteiro, bem como dois tours de meio dia, poderão ser feitos em um mesmo dia. Os dias e horários de saída das excursões serão confirmados na chegada do passageiro a San Pedro de Atacama.

– Salar de Uyuni é o maior e mais alto deserto de sal do mundo, com 10.582 quilômetros quadrados e a 3.656 metros acima do nível médio do mar. Ele está localizado nos departamentos de Potosí e Oruro, no sudoeste da Bolívia, perto da borda da Cordilheira dos Andes. O salar é também o único ponto natural brilhante que pode ser visto do espaço. Ele serviu de guia para os astronautas da Apollo

Sobre o trecho no Salar de Uyuni:
Para roteiros que envolvem serviços com Uyuni (Bolívia), os passageiros deverão levar em espécie a moeda local (peso boliviano), pois não é aceito dólar ou peso chileno. Qualquer câmbio que seja possível fazer localmente poderá ser sobretaxado por locais, não sendo de responsabilidade da empresa contratada qualquer intervenção.
O tour ao Salar de Uyuni percorre grande parte do seu trajeto por estradas de terra em altitudes que variam entre 3.600 e 4.300 metros. São utilizados veículos 4×4 com capacidade para 6 pessoas. Os pernoites na opção “Confort” serão em pousadas que oferecem quartos com banheiro privativo e calefação. As refeições são boas e preparadas pelos guias com suprimentos trazidos do Chile.
Nos meses de Janeiro e Fevereiro o Salar de Uyuni fica inundado com cerca de 20 com de agua algumas vezes impossibilitando a travessia, nestes casos o trajeto será realizados pela borda do Salar.

IMPORTANTE: o itinerário e locais de pernoite durante a jornada San Pedro/Uyuni/San Pedro pode ser modificada pelo guia responsável em virtude de imprevistos vigentes na data como clima, manifestações/bloqueios locais ou problemas de saúde dos participantes da excursão. Sempre com o objetivo principal de manter o melhor aproveitamento possível da viagem e preservar a segurança dos participantes.

SUGERIMOS LEVAR medicamentos de uso pessoal, itens de primeira necessidade, snacks e agasalhos apropriados (as temperaturas são sempre muito baixas no altiplano).

– DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMBARQUE
BRASILEIROS: Passaporte (validade mínima de 6 meses, necessário para entrada na Bolívia).
ESTRANGEIROS: é necessário RNE original e Passaporte. Importante verificar se o país de destino exige visto de seu país natal.
MENORES de 18 anos – autorização por semelhança* de pai e mãe, com firma reconhecida em 3 vias (para menores viajando sem a presença do pai e da mãe, acompanhados por terceiros maiores e capazes). A mesma regra aplica quando acompanhados por apenas um dos pais, autorização por semelhança* do genitor que não viajará.
* Firma reconhecida por semelhança: significa que a assinatura de ambos os pais no documento de autorização pode se dar por meio do reconhecimento de firma já registrada em cartório.
– Necessário Vacina de Febre Amarela, certificado com validade internacional.
– A documentação defeituosa ou incompleta – passaporte, RG, falta de vistos ou impossibilidade de entrada em algum país expressada ao passageiro por órgão oficial local – será de única e exclusiva responsabilidade do passageiro, eximindo a operadora de qualquer responsabilidade, inclusive do reembolso de qualquer tipo de despesas extras.


Orçamento

    mais roteiros para CHILE


    agência digital agência digital em são paulo agência vtex