Entre dunas douradas, paisagens grandiosas, fervedouros e cachoeiras o Jalapão a cada dia mais conquista os viajantes amantes do ecoturismo. Em meio ao cerrado do Tocantins, o destino é ideal para relaxar e curtir intensamente o contato com a natureza. A região é uma das mais bem preservadas do país e o acesso, ainda limitado, faz do Jalapão uma região bem pouco explorada. É hora de sair do roteiro comum e seguir para um refrescante banho nas águas do Jalapão, afinal, sol é o que não falta por lá.

 

 

1º DIA – TERÇA-FEIRA: ORIGEM / PALMAS
Chegada em Palmas, recepção e traslado para acomodação na Pousada dos Girassóis (ou similar) (28km em asfalta). Pernoite em Palmas.
 
2º DIA – QUARTA-FEIRA: PALMAS / JALAPÃO

Após café da manhã em Palmas, aproximadamente as 08:15h saída em direção ao Jalapão (180 km em asfalto até Ponte Alta). No caminho passaremos no distrito de Taquaruçu, um dos polos de turismo da capital. Almoço na cidade de Ponte Alta. Aqui acaba o asfalto e a cidade é o último local se pode comprar protetor solar, repelente, etc…. Parada para almoço na cidade de Ponte Alta, subiremos em direção a misteriosa Serra Geral e vamos nos afastando da civilização. Parada no Cânion da Suçuapara, um verdadeiro oásis, bem refrescante (trilha curta com descida e subida íngreme em terreno firme de cascalho e terra – aproximadamente 400 m ida e volta). No acesso ao cânion, caminhada curta dentro de água e sobre pedras. Seguiremos então em direção à misteriosa Serra da Muriçoca, onde no caminho cruzaremos as nascentes do rio Vermelho margeando a parte oeste da Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins. No alto da serra, se vislumbra toda a imensidão do Jalapão e podemos identificar a Serra da Jalapinha, a Serra do Espírito Santo e mais longe no horizonte a Serra Geral da Bahia. Ao final do dia chegada ao Safari Camp (120 km em estrada de terra), localizado às margens do rio Novo, onde o guia e colaboradores irão apresentar e dar dicas sobre o dia a dia no camp. Após um drink de boas-vindas será servido o jantar. Pernoite no Safári Camp.

3º DIA – QUINTA-FEIRA: JALAPÃO

Neste dia quem desejar pode acordar um pouco mais tarde e, para os mais dispostos, sugerimos solicitar ao guia que os acorde bem cedo para ir até o Mirante do Safari Camp para apreciar o nascer do sol atrás da linda Serra do Espírito Santo e de lá também é possível utilizar o telescópio terrestre para avistar as serras ao redor do camp e as falésias que formam as Dunas do Jalapão.

Após o delicioso café da manhã às margens do rio, serão dadas as instruções sobre o uso e a prática da Canoagem. Saída da prainha do Safari Camp, onde desceremos o rio Novo, apreciando sua natureza selvagem (aproximadamente 1 hora – nível fácil). O rio Novo é um dos últimos rios de água potável do mundo. Seu fundo de areia branquinha forma belíssimas praias, que durante este percurso contemplativo, nos convidam a todo instante para nadar e mergulhar em suas águas puras e cristalinas, tendo também um toque de aventura e emoção em suas corredeiras (canoagem nível fácil/ contemplativo). Retorno ao Safari Camp. Almoço no Safari Camp.

À tarde após um merecido descanso no redário ou prainha do Safari Camp, faremos um passeio até as Dunas (traslado de 18 km do Safari Camp até o início da trilha -nível fácil). No trajeto passaremos pela Comunidade do rio Novo com uma breve parada na ponte para fotos do rio e suas corredeiras. As Dunas são formadas por areias de quartzo de coloração dourada e cercadas por imensos chapadões, veredas e lagoas, formando um visual surreal e de natureza pujante com gigantescas falésias que mudam de cor de acordo com a luminosidade proporcionando um belíssimo
pôr-do-sol. Jantar e pernoite no Safari Camp.

4º DIA – SEXTA-FEIRA: JALAPÃO

Após café da manhã, partida para fervedouro e cachoeira da Formiga. Os fervedouros são nascentes de águas cristalinas e com fundo de areia branca. Devido à pressão da água que nasce é impossível afundar, e teremos a sensação de realmente flutuarmos nas suas águas; é pura diversão. No percurso atravessaremos o Vale do rio Preto, entre as Serras do Meio e do Espírito Santo. Do lado esquerdo estará o Parque Estadual do Jalapão, e do outro a parte leste da Estação Ecológica da Serra Geral, que juntos ajudam a formar o maior mosaico de áreas protegidas do cerrado brasileiro. Esta rota é rica em visuais e isto convida aos viajantes a se posicionarem nas janelas e mirantes dos veículos para sentir o ar puro, apreciando a paisagem, e tirar fotos. Chegada ao Fervedouro do Soninho – exclusividade (75 km em estrada de terra). No local também é possível tomar um banho nas águas do rio Sono, um dos principais afluentes do rio Tocantins, onde a água gelada contrasta com a água quentinha do fervedouro. Dependendo da disponibilidade e de tempo, poderemos também visitar o Fervedouro do Ceiça-Glorinha (pequeno fervedouro com capacidade limitada). Almoço no posto avançado próximo ao fervedouro do Soninho. Saída em direção a Cachoeira da Formiga (15 km em estrada de terra), uma queda que forma uma piscina natural de águas cristalinas e de cor verde esmeralda, uma experiência única no Jalapão. Partida para Mateiros (25 km em estrada de terra), onde se pode usar o celular e comprar artesanato do capim dourado, sorvete, etc…. Jantar e pernoite no Safari Camp.

5º DIA – QUARTA-FEIRA: JALAPÃO/ PALMAS

Após o café da manhã, visita a Cachoeira da Velha (70km em estrada de terra). Com suas imponentes quedas em forma de ferradura é a maior do  Jalapão. Após leve caminhada chegaremos a prainha da Cachoeira. Local extremamente agradável e sombreado com águas rasas e cristalinas. Após lanche, retorno a Palmas. Chegada ao hotel / pousada Girassóis em Palmas. Pernoite em Palmas.

6º DIA – QUINTA-FEIRA: PALMAS / ORIGEM

Manhã livre. Transfer para o aeroporto de Palmas.

 

O ROTEIRO PODERÁ SER ALTERADO DE ACORDO COM CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E/OU POR MOTIVOS ALHEIOS A NOSSA VONTADE.

 

SAFÁRI CAMP É COMPOSTO POR:

Tendas para 02 pessoas com 02 camas para solteiro e banheiro (sem chuveiro)
Barraca de banho com chuveiros com aquecimento solar
Barraca cozinha
Cadeiras
Equipamento completo para canoagem.


INCLUI

– Traslado IN /OUT Aeroporto Palmas / Hotel Palmas
– 2 pernoites no Hotel Girassol Plaza (ou similar) com café da manhã em Palmas;
– 3 pernoites no Safári Camp com pensão completa e lanches de trilha com sucos;
– Equipamentos de segurança para canoagem;
– Transporte Palmas / Safari Camp / Palmas
– Passeios descritos no roteiro

 

NÃO INCLUI

– Passagens aéreas
– Despesas pessoais
– Bebidas
– Refeições em Palmas
– Seguro Saude


PREÇO POR PESSOA EM R$:


*Crianças – Serão aceitos somente maiores de 08 anos (não há diferença no valor)

*Aceitamos reservas de Duplo a Compartir:
Se o passageiro viajando sozinho não se importar em dividir a tenda com outro cliente, paga o valor de Duplo (2 clientes por tenda sempre do mesmo sexo)

 

DATAS FIXAS DAS SAÍDAS:

 

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:
– 3% de desconto para pagamento a vista
– 9X sendo 20% de entrada +  8 parcelas fixas nos cartões (pessoa física)
– 6X no cartão sem entrada

– Preços e condições sujeitos a alteração sem prévio aviso.

 

POLÍTICA DE CANCELAMENTO:

PARTE TERRESTRE:

O pedido de cancelamento deverá ser feito por escrito à Boreal e o valor correspondente será reembolsado em até 30 dias a contar da data do pedido de cancelamento e devolvidos considerando-se as seguintes deduções:

1. Pedidos com 30 ou mais dias antes do inicio da viagem:  10% de retenção.

2. Pedidos com 29 até 21 dias antes do inicio da viagem: 15% de retenção.

3. Pedidos com 20 ou menos dias antes do inicio da viagem: 20% de retenção.

Além das multas previstas acima, serão deduzidas as despesas de taxas de juros de cartão de crédito, financiamento e multas cobradas pelos fornecedores devidamente comprovadas e que não foram passiveis de recuperação.

Cada fornecedor (transportadoras, cias aéreas, receptivos, hotéis, restaurantes e outros serviços) possui sua própria política de cancelamento, que deverá ser observada em cada caso. Ressaltando, ainda, que em datas festivas, alta temporada e eventos, a multa de cancelamento pode ser 100%.

 

 


Saídas:
Início as terças-feiras, o ano inteiro.
As saídas ocorrem com um mínimo de 4 pax.

Observações:
* Recomendamos tomar vacina contra febre amarela no mínimo 10 dias antes do embarque.
* Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio.
* A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita acima.
* A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que a operadora julgue que possam interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.
* CHD – serão aceitos somente maiores de 8 anos

O QUE LEVAR

– Lanterna Média com Pilhas Extras;
– 2 toalhas de Banho (uma para banho e outra para passeio);
-Tênis ou bota para caminhada;
– Tênis velho ou Papete para canoagem;
– Calça para trekking no cerrado;
– camiseta de manga comprida (para proteção solar)
– Agasalho, pois a Temperatura cai a noite;
– Protetor solar e chapéu;
– Repelentes;
– 1 Sunga / Biquíni;
– Óculos Escuros;
– Artigos de Higiene pessoas (sabonete, xampu, pasta de dente, etc…);
– Medicamentos de uso pessoal;

Ao preparar sua bagagem leve somente o necessário, pois nossa capacidade de carga é limitada a nossa máxima 20kg por pessoa.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

*Avisar com antecedência o tipo de alimentação caso a pessoa seja vegetariana;

*Palmas é a capital do estado do TO e possui infra-estrutura completa. A voltagem é 220V.

*O Jalapão é uma região remota e não há nenhum tipo de infra-estrutura. O Posto de Saúde mais próximo está a 120km, na cidade de Ponte Alta.

*Não há sinal para telefonia Celular, porém, possuímos telefones via satélite, para uso em casos de emergências.

*Lembre-se, Turismo de Aventura muitas vezes envolve atividades de risco. Por isto, a viagem estará sujeita a alterações sempre que o chefe da equipe julgue necessário.

*Qualquer época é legal para se conhecer a região. Tem a Chamada época de chuvas, que ocorrem em janeiro, fevereiro e março (época de chuvas no Brasil inteiro), porém, como se trata de uma região localizada ao norte do Brasil, geralmente ocorrem apenas pancadas de chuvas, nada que atrapalhe a realização do roteiro. O que poderá ocorrer eventualmente, é alguma alteração nos horários dos passeios para melhor aproveitar as atrações.

*O Jalapão é uma região quente o ano inteiro . Pela manhã, a temperatura varia de 30º a 35ºC e as noites são frias, a temperatura varia de 13 a 20ºC dependendo da época do ano ( Junho a Agosto)


Orçamento


    agência digital agência digital em são paulo agência vtex